h1

Alfacinha com Cebolinha

Setembro 30, 2007

Os livros da Turma da Mônica sempre foram especiais para mim, tenho um montão deles já que os comprava quase todos os dias no Verão, para os ler na praia, aliás o universo da Mônica deve ter sido um dos responsáveis por ter criado gosto pela banda desenhada. Foi com agrado que soube portanto da noticia da criação de uma nova personagem portuguesa, no entando não pude deixar de ficar um pouco desiludida com o resultado.

O personagem de nome António Alfacinha como típico lisboeta, caracteriza-se pelo cabelo preto de risca ao meio, fazendo lembrar segundo o autor um bigode aristocrático, e por vestir calções verdes e t-shirt vermelho a lembrar as cores da bandeira portuguesa, completando a vestimenta com um colete preto. Acho que mais uma vez se cai no esteriótipo típico que há de Portugal desde já há 50 anos atrás, volta-se mais uma vez a cair no bigode e no colete à campino, já os antigos personagens portugueses criados sofriam do mesmo, Mingão era o dono de um talho e Quinzinho o namorado de Magali filho de um padeiro.

Não deixa no entanto de ser compreensivel, visto que infelizmente os estereótipos são esses mesmo, e é quase obrigatório que se recorram aos mesmo para que haja a identificação desejada com os personagens e a sua história. No entanto o que ainda achei pior no meio disto tudo foi que não houvesse mais cuidado com o vocabulário da personagem, já que esta tem como objectivo mostrar às crianças brasileiras as diferenças entre o português de Portugal e o do falado no Brasil, achei o uso exagerado dos “ó pá” e do “ora pois”, bastante fora da realidade. Consegui ler o inicio da história pela net e estranhei mesmo nas poucas tiras que vi a utilização destas palavras. O “ó pá” nunca se usa como cumprimento, o que é mesmo visto como falta de educação e o “ora pois” nem sabia que era considerado típico pois acho que foram raríssimas as vezes que ouvi alguem dize-lo.

Pormenores à parte gostei no entanto da ideia dos problemas que as diferenças no vocabulário dos dois países podem provocar e da maneira como usaram outras expressões como por exemplo o “porreiro”. A história vai proseguir ainda com a paixoneta que o Alfacinha vai ter pela Mônica e os ciúmes que vai causar ao Cebolinha, juntamente com outras peripécias.

Depois de meses fora das bancas portuguesas a Turma da Mônica vai regressar, estando no entando as revistas com cerca de seis meses de diferença da edição brasileira pelo que a estreia por cá da personagem só deverá ocorrer lá para Dezembro, e com certeza vai valer a pena a leitura🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: