h1

Tetris de parabéns!

Junho 6, 2009

O tetris faz hoje oficialmente 25 anos, ou seja tem a minha idade! Tinha ideia que era mais antigo, mas provavelmente eu é que sou mais velha do que aquilo que penso aiai.

Por acaso considero o tetris um dos meus jogos favoritos,especialmente  tendo em conta a sua idade e permissa simples que no entanto é capaz de proporcionar sérias doses de entretimento e me fazer ainda hoje ficar horas agarrada. Mas também não é por acaso que este se tornou um dos jogos mais conhecidos e vendidos de sempre e até mesmo indiscutível  ícon de pop culture.

Lembro-me de ter visto um documentário há uns tempos sobre a sua criação e venda, e de ter ficado bastante admirada com toda a luta por detrás da sua distribuição e venda dos seus direitos, que foi disputada principalmente por duas empresas a Nintendo e a Atari, numa altura que se davam os primeiros passos em termos de videojogos e em que estavamos ainda em plena guerra fria,  sendo que no final depois de muitas trocas, controvérsia e alguma manha e sorte acabou por vencer a Nintendo. A derrota neste processo pela Atari terá sido inclusivamente um dos principais motivos para que a empresa acabasse por ir á falência, visto que acabou por perder milhões com cópias do jogo já prontas para ser distribuidas e que tiveram de ficar na gaveta ( pena porque o Atari é um nome bem mais giro :P).

O seu criador foi o russo agora residente nos Estados Unidos, Alexey Pajitnov que continua a trabalhar na área, mas que como é já usual com tantos produtos que acabam por se tornar fenómenos, não viu a grande maioria do lucro gerado pela sua criação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: